Sunday, February 14, 2016

PARA TUDO SE ACABAR COMO?




Conviver com outra pessoa dentro de você, totalmente fora dos padrões e ainda por cima nos anos 20 é uma dura tarefa e esse foi o drama de Einar Wegener, pintor dinamarquês, casado com a também pintora, Gerda. O drama de quem passou pela cirurgia até então experimental, de troca de sexo, foi o mote de “A garota dinamarquesa”, que tem mais uma bela atuação de Eddie Redmayne, o vencedor do Oscar de melhor ator em 2015 por representar fielmente o físico Stephen Hawkins.
O diretor Tom Hopper, fez de seu filme mais um libelo não ao homem que tem de passar por uma transformação para seguir em frente, mas colocar sua companheira como a força maior por trás de tudo. Assim ele o fez em “O discurso do rei”, onde a Rainha Elizabeth foi o trampolim para o Rei George VI se tornar um representante digno de sua nação. A mecânica é a mesma nos dois filmes e talvez o fato de ser uma espécie de estreante, comparado aos demais do ramo, nos longa-metragens para cinema, é que o fez se repetir e derrapar na curva dessa forma. Nem por isso deixou de moldar uma bela história de amor. Esse deslize talvez tenha sido responsável por ter apenas quatro indicações e estar fora do páreo dos dois prêmios principais. Quem carrega o piano são as atuações do casal, com um grande destaque para a uma irreconhecível Alicia Vikander (a bela robô de “Ex-Machina”) na sofrida Gerda.
O apuro está nas atuações shakespearianas e no visual detalhado, digno de um filme puramente inglês. É belo notar a transposição dos estilos de arte passando pelo Expressionismo e o Art Decó em cada momento da vida dos pintores. O desfoque proposital deixa apenas os rostos em destaque como telas que rodam a 24 quadros por segundo. Também é proposital o fato de começarem a trama com um Einar já com toques bem femininos, deixando maiores explicações só no decorrer do filme. Coisas assim não precisam de didáticas maiores, com o risco de acabar com o roteiro e o que está por trás de tudo: amor não tem medidas, nem consequências. Você simplesmente vive e se entrega sem pensar demais. Gerda perdeu os melhores anos da vida em nome de um romance dos tempos acadêmicos e que se tornou um espelho dela mesma em sua arte. Ganhou a notoriedade e também, que lições de vida estão quase sempre dentro da Caixa de Pandora.
Artistas, médicos e psicólogos vão ter muito o que usar como instrumento para palestras e aulas por um bom tempo. Muitos terão que levar o estoque de lenços. Alicia provavelmente terá uma estatueta dourada para guardar na estante e também, a única do filme, mesmo que todos os elementos de um trabalho de Oscar estejam ali. Só faltou mesmo, o ineditismo.
E eis que em um sábado, pós carnaval, ainda há blocos pela cidade e muitos ainda estão com suas fantasias. Mais dois dias e elas ficarão engavetadas e guardadas em seus closets. A outra imagem ficará atrás de mesas e cadeiras de trabalho. O detalhe ficará por quem terá de conviver com elas na mente e até quando. Muitos desejarão que histórias de amor não fiquem somente nos dias folia, mas também nos momentos divertidos e os adversos. E quem consegue juntar fantasia e amor, sempre sai ganhando.

No comments: