Monday, November 07, 2005

Mas por que em Sampa?


Grande alarde da CBF e da poderosa das comunicaçãoes no Brasil por causa da criação do museu do futebol. Até aí tudo bem se não fosse por um pequeno detalhe. Esse museu vai ficar no Pacaembú, em São Paulo. E eu pergunto: "Por que em São Paulo e no Pacaembú?".
Vão dizer que o futebol paulista, assim como o estado enfim é que estão com a bola toda. Maracanã? É apenas um elefante branco que vai passar pela enésima faixa de tinta pra enganar tolos e angariar votos pra galera do prefeito maluquinho e do casal 20 nas próximas eleições. Melhor fazer que nem o Wembley. Demole e faz outro.
Do jeito que está o Mário Filho, infelizmente seria bem melhor mesmo. Podia ir junto com o Flamengo e o Vasco pra segundona e aprenderem na carne pra quem sabe quando voltarem pra elite jogarem com um pouco mais de vergonha. Daria uma dó do cão de ver esse monumento todo no chão. Quem já viu um jogo com esse estádio botando gente pelo ladrão sabe bem disso. Mas fazer um outro (de preferência com a grana que os cartolas ganham) seria de bom tamanho pro ego de nós cariocas, tão fadados a outras mazelas que a continuidade política nos obriga a viver.
Mas voltando à vaca magra. São Paulo? Pacaembú? Dizem que foi só porque foi o 1° estádio onde Pelé atuou por um time grande. E que ainda pediram a opinião dele. E desde quando a opinião de alguém notadamente conhecido por dar verdadeiras bolas foras, ao abrir a boca, desde que pendurou a chuteira vale de alguma coisa? Que deixem ele de preferência no museu e pronto! Deram uma desculpa que haverá uma mostra intinerante do museu em outros estados... Blah! Balela... Aposto que vão colocar tudo num ônibus e deixar numa praça por umas duas semanas pra enganar.
É bem verdade que o Rio é a porta de entrada... cartão postal do país e nada justo do que fazer dois museus. Um pro samba e outro pro futebol. Aí fica faltando só o museu da mulher carioca pra completar o trinômio preferidos de nós amantes do futebol, do samba e da mulher, não necessariamente nessa ordem.
Aloisio

No comments: