Monday, November 07, 2005

Para que tanta loucura?


Eu tenho o hábito de assistir inúmeras vezes os filmes que eu gosto. Leio o mesmo livro até não agüentar mais olhar para ele, então guardo em algum lugar e depois volto para ele. Apesar do que meus amigos, só os mais chegados, dizem, EU SOU FIEL. Tenho minhas fidelidades, meus hábitos arraigados, manias que por mais que eu tente, não me deixam.Outro dia estava assistindo mais uma vez ao filme "Força Aérea Um", com o tudo de bom do Harrison Ford! E logo no início, durante o discurso do presidente dos Estados Unidos da América do Norte na Rússia, me dei conta não de que a vida imita a arte... Sim, a arte nunca foi um simulacro da vida, porque a arte é mais real e cruel. Só na ficção podemos sofrer sem dó nem pena com a moçinha e matar o vilão e ainda sermos recompensados por isso. É a glória suprema matar a madrasta má... A vida não consegue ser assim tão artística.Voltando, quem ainda não reparou no tom, nas palavras, na postura que o presidente adota durante o discurso, pegue o filme e assista. Pode ser apenas essa cena, mas aconselho ir um pouco além, talvez até a hora em que ele entra no avião. A partir daí acabou a parte política mesmo e é apenas o Rick Deckard ou o Indiana Jones dando porrada em todo mundo e salvando o dia mais uma vez....O que ponto aqui é que o discurso proferido por um ator imitando, fingindo, vivendo, dê aqui o nome que quiser, ao cargo mais visado e odiado do planeta é EXATAMENTE o mesmo que o atual presidente usou para começar a caça ao seu antigo aliado quando esse resolveu usar alvos maiores para seu ataque.Então por que diabos odiamos tanto o presidente de verdade? Será que é porque o "falso" é tão bem maquiado, ensaiado, justo, honesto, preocupado com a família e porque chora com a morte de um amigo? Quem garante que o de verdade também não é assim? Não estou defendendo as atitudes de um racista ignorante, que acredita que MUNDO começa no Texas e acaba em Washignton. Não estou tentando justificar a idéia de mandar (e matar) centenas de milhares de crianças para uma guerra com o único objetivo de se manter poços de petróleo funcionando. Minha questão é um pouco menor, pode até ser maior, dependendo do ângulo em que se olha!!!!A dúvida é: por que quando o Harrison Ford diz que "não toleraremos mais o terror batendo em nossas portas, não teremos mais medo e não deixaremos que o mundo tenha medo de terroristas covardes" a gente aplaude de pé, urra e grita até não ter mais voz e no exato momento em que um ataque real, mata pessoas reais e um presidente real fala as mesmas coisas a gente quer matar o cara e acha que ele está errado, completamente errado, além de ser um imbecil que cavou a própria cova?????Na vida real ele está apenas imitando o que vários presidentes (cinematográficos) anteriores já haviam feito. Quem tiver paciência pode até mesmo pegar vários filmes de ataques aliens (a mesma palavra que serve para designar do exterior "da Terra" e "da fronteira do meu país") e ver que os discursos e reações são muito parecidos.Ou será que ninguém se lembra do Bill Pullman (hahahahahaha) subindo em um caça para abater inimigos vindo do espaço em Independence Day???? Se bem que por mais que eu tente, não consigo ver nenhum presidente americano de arma em punho matando terroristas que ameaçam sua família, amigos e país!
Bel

No comments: