Friday, December 09, 2005

Fim de Ano


Bel ___________
Fim de ano!
Festa.
Amigo oculto.
O presente do primo mala.
Champanhe.
Balanço e promessas.
Doces.
Cartões para os amigos.
Listas e mais listas de fim de ano. Uma correria louca e ninguém simplesmente se lembra de parar um minuto e respirar. Olhar para o lado e desejar, do fundo do coração, que o próximo ano realmente seja melhor.
E fico me perguntando para quê correr tanto? Para quê tanta pressa? As pessoas correm de um lado para outro e depois reclamam que o ano passou voando. Que as horas escorrem. Que estão ficando mais velhas. Que não tem tempo para nada.
Algumas ainda olham para o passado e dizem que eram mais felizes, que tinham mais tempo.
Mas os anos ainda têm 12 meses. Os meses ainda têm em média 30 dias. Os dias ainda são medidos em horas. As horas são fracionadas em minutos. Talvez o problema comece quando queremos entender os milésimos de segundo. Mas sem aproveitar cada um deles.
Diz um antigo ditado que a pressa é inimiga de perfeição. Mas nós humanos, não somos perfeitos, então começamos a ter pressa, desembestamos a correr de um lado para o outro. As cidades se tornaram maiores, mais complexas. Os compromissos aumentaram e a vida deixou de ser simples.
Mal temos tempo de encontrar os amigos. Os mesmos amigos que sempre tiveram tempo para ouvir nossas lamentações por um amor perdido, para um chopp, para um programa de índio.
Qual foi a última vez que você olhou para um pôr-do-sol? Que parou para pensar? Leu um livro pelo simples prazer?
Qual foi a última vez que você VIVEU?

No comments: