Friday, December 09, 2005

Homens, quem entende?



Bel______
Já repararam como está na moda definir homens? A nova moda agora é o tal do homem "macho porém sensível". Aí estava eu assistindo uma dessas porcarias que passam, programas que misturam informação, culinária, variedades e afins, quando uma senhora com aparência muito séria entra no ar para explicar os diferentes tipos e classificações, além de exemplificar as mudanças e evoluções que os homens sofreram.
Até aí tudo bem, afinal de contas o que não fazemos para vender mais loção de barba???? Mas os problemas eram os exemplos. Não sei se me lembro bem, mas era mais ou menos isso:
Anos 40
: Homens. Sem frescura. John Wayne
Anos 50
: Preocupados com a evolução rápida do mundo. Ainda eram homens, pensavam mais no sustento da família. Podiam até mesmo demonstrar alguma sensibilidade, mais era sempre casual. James Stewart, Cary Grant.
Até aqui as pessoas usavam "uniformes". As roupas eram sempre muito parecidas. Ligeiramente mono cromáticas.
Anos 60
: Aqui tem dois tipos: O hippie, um homem ao mesmo tempo antenado com as mudanças mundiais e lutando para fazer parte dessas mudanças. Não me lembro qual foi o escolhido para representar essa "era", mas com certeza devia ter cara de sujo e aparência de quem não tomava banho desde o final da década anterior. E o durão com cara de mau e jeito de "vou te encher de porrada". Clint Eastwood representa bem esse tipo.
Anos 70
: Contracultura, rebelde porém limpo. Preocupado com o sustento da família, com a política, com as guerras, tentava se distanciar da figura paterna autoritária. Se não me engano foi o Dustin Hoffman.
Anos 80
: Um homem bem vestido e muito preocupado com a aparência. Tinha dois pensamentos fixos: Dinheiro e mais dinheiro. Gostava de coisas caras e se preocupava em parecer sempre bem. Robert Redford.
Anos 90
: Bom pai, bom marido, bom filho, bom funcionário, bom cidadão. Uma mala sem alça. Mas sensível e querendo agradar a qualquer custo. Mickey Rourke.
Anos 2000
: Começa a confusão, então vamos reduzir:
Começamos com o Metrosexual, homens muito preocupados com a aparência física. Que freqüentam salão de beleza, fazem depilação, usam cremes com as mais diferentes finalidades. No campo sentimental está muito preocupado em entender as mulheres. (Beckham)
E o tal do über. Se cuida, malha, entende de moda. Mas deixa claro que é homem e que gosta de mulher. George Clooney. Esse mesmo que, de acordo com as revistas de fofocas, tem uma agenda preta capaz de fazer a festa de qualquer adolescente. Que promove festas de arromba, que já acusado de acabar com mais de um casamento e que todas as esposas de Hollywood odeiam. Um cara que acredita que enquanto houver mulheres "fáceis" ele não vai precisar casar! Ou seja, um galinha!
Sou careta, prefiro um homem que seja HOMEM

No comments: